Akad

Manual em português do software IOLINE IQ Plot (download)

 

Ioline Queued (IQ) Plot Software, paneliza, dimensiona e envia diversos arquivos do tipo HPGL e/ou DMPL para a plotter IOLINE. Este software de fila de envio reduz o tempo de trabalho pois os arquivos são cortados sem paradas para conversões ou ajustes. Plotagens continuas são realizadas com panelização e auto ajuste desejado desde longos cortes até pequenos retalhos de material que possam ser reaproveitados com incrível eficiência.

Instalação:

  • Instalando IQ Plot

1. Feche todas os aplicativos abertos antes da instalação.

2. Insira o IQ Plot CD no drive de CD-ROM do computador ou localize o arquivo de instalaão

3. Utilizando o CD, a instalação iniciará automaticamente. Se isto não ocorrer, vá até o menu Iniciar e clique na opção Executar. Localize no drive de CD-ROM (normalmente D:\) o arquivo Setup_IQ.exe. Clique em Abrir / Executar.

4. Siga o guia com os procedimentos de instalação. As configurações padrões são aceitáveis para a grande maioria dos usuários. A Ioline recomenda que você instale o Control Center utilizando o software IQ PLOT conforme Figura A.

Configurando o IQ Plot:

1. O ícone do programa Ioline IQ Plot est Iniciar / Programas / Ioline. Inicie o programa IQ Plot com um duplo clique no ícone do programa. A tela principal do programa aparecerá como na Figura B.

2. Determine a porta que será

3. Clique no botão Plotter Setup. A tela Port Setup aparecerá conforme a Figura C.

4. Escolha a porta correta da lista.

6. Clique no botão OK.

Convertendo arquivos:

1. O ícone do programa Ioline IQ Plot está em Iniciar / Programas / Ioline. Inicie o programa IQ Plot (se ele não estiver aberto) com um duplo clique no ícone do programa. A tela principal do programa aparecerá como na Figura D.

2. Escolha a localização do arquivo na pasta e a lista de arquivos no canto esquerdo da tela do IQ Plot. Qualquer arquivo formatado em HPGL ou DMPL é reconhecido pelo IQ Plot.

3. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do arquivo para selecioná-lo e logo após clique no botão Load. Figura D. O tamanho do arquivo será mostrado na caixa Size of Import File. Se o arquivo foi previamente panelizado, não estará disponível a função de panelização. Autoloop, Scale, Copies e Plot Gap estarão funcionando.

4. Ajuste o tamanho de X (movimentação do papel) na caixa Paneling da tela. O tamanho padrão de 46” para eixo X serve bem para a maioria dos arquivos de corte. Se o arquivo de corte for menor que o tamanho do painel, não haverá panelização.

5. Escolha o tamanho do Autoloop (veja mais detalhes no guia do usuário da plotter) e as configurações de Scalling, Copies e Plot Gap (espaço entre cópias).

6. Selecione Convert para preparar o arquivo para enviar para a plotter Ioline. O IQ Plot cria um novo arquivo com o mesmo nome porém com uma nova extensão . PLX. Este novo arquivo será gravado no diretório C:\ioline\converted\nome.plx. O arquivo de saída aparecerá na tela Output File conforme Figura E.

Aparecerá a lista de envio conforme Figura F. O arquivo de corte ficará lá até que seja clicado o botão de envio Send ou que o arquivo seja apagado da lista através do botão Delete.

8. Repita este processo para os demais arquivos. Eles serão adicionados à lista de envio Send List à medida que forem convertidos.

Plotando arquivos:

1. Certifique-se que a plotter esteja com o adesivo corretamente fixado, o ponto de origem já configurado e que a luz no painel de controle da plotter esteja verde. Da mesma forma certifique-se que lâmina esteja instalada e ajustada. Consulte o guia do usuário da plotter de recorte para mais detalhes.

2. Clique no botão Send na tela Send List para enviar todos os arquivos mostrados na lista para a plotter.

1. Inicie o programa Corel Draw e abra um desenho pronto. Figura G.

2. Posicione o desenho de forma que o canto inferior esquerdo da figura fique o mais próximo do canto inferior esquerdo da área de trabalho do Corel. Certifique-se que nenhuma extremidade da figura ultrapasse as bordas da área de trabalho. Veja a Figura H.

3. Abra o menu Arquivo e selecione a opção Exportar. Figura J.

4. Digite um nome de arquivo e selecione uma pasta para salvá-lo.

5. Selecione o tipo de arquivo PLT na lista de Tipos de Arquivos e clique no botão Exportar. Veja Figura K.

6. Clique na tela Página. Certifique-se que a opção Origem de Impressão “Plotter Origem” esteja configurada para Base Esquerda “Botton Left” e que unidade de plotagem “Plotter Units” esteja configurada para 1016. Veja Figura L.

7. Clique em OK. O arquivo será salvo e pronto para ser usado com o IQ PLOT.

“Este manual visa auxiliar o uso do programa, havendo divergências entre características técnicas do manual e do catálogo, valem as do catálogo. A Ioline se reserva ao direito de alterar a qualquer instante as características técnicas do programa e não assume nenhuma responsabilidade sobre seu uso ou performance.”

Entre em contato com nosso Depto. de Suporte para obter mais informações.