Akad

MSDS flush Infiniti linhas Q e PQ

Compartilhar:

Planilha de Segurança de Material

Classificações do Sistema de Informações de Materiais de Risco (HMIS)

Saúde = 1
Inflamabilidade = 2
Reatividade = 0
Equipamento de Proteção = B

Data de revisão 12/11/2008
Versão 1 . 2

 

Seção 1. Identificação de substância química e da empresa

Número do Material: 1291321
Descrição do Material: FINA PQ Flush
Nome do Fabricante: INFINITI AMERICA

Endereço do Fabricante: 10500 NW 29TH TERRACE, MIAMI FL, 33172, United States
Telefone de Emergência 24 Horas: 800.424.9300 CHEMTREC 24 Horas Derramamento e Emergência

 

Seção 2. Identificação de Riscos

Estado Físico: líquido

Classificação OHSA/HCS: Líquido combustível, Material Irritante

Revisão de Emergência: ADVERTÊNCIA! LÍQUIDO E VAPOR COMBUSTÍVEIS. CAUSA IRRITAÇÃO NA PELE E OLHOS. Líquido combustível. Irritante para os olhos e pele. Manter longe do calor, faíscas e chama. Evitar a inalação do vapor ou névoa. Evitar contato com os olhos, pele e vestimentas. Usar apenas com sistema de ventilação adequado. Lavar abundantemente após manuseio.

Potencias Efeitos Agudos à Saúde
Contato com a pele: Irritante para a pele.
Inalação: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.

Ingestão: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.
Potenciais Efeitos Crônicos à Saúde
Efeitos Crônicos: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.

Mutagenicidade: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.
Teratogenicidade: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.
Efeitos sobre e Fertilidade: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.

Sinais/ Sintoma de Super-exposição
Olhos/Face: Os sintomas adversos podem incluir o seguinte: dor ou irritação, lacrimação, vermelhidão
Pele : Os sintomas adversos podem incluir o seguinte: irritação, vermelhidão

Inalação : Nenhum dado específico.
Ingestão: Nenhum dado específico.
Condições médica agravadas pela super-exposição: Nenhuma conhecida.

 

Seção 3. Composição / Informação sobre as Substâncias Ativas de Risco

Denominação Química Número de CAS Peso %
Propanol, 1(ou 2)-(2-metoximetiletoxi)-, acetato 88917-22-0 100.000060.0000 - 100.0000

 

Seção 4. Medidas de primeiros socorros

Contato com os Olhos: Verifique e remova lentes de contato. Enxaguar imediatamente os olhos com água abundante durante pelo menos 15 minutos, levantando ocasionalmente as pálpebras superiores e inferiores. Buscar assistência médica imediatamente.

Contato com a pele: No caso de contato, enxaguar imediatamente a pele com água abundante durante pelo menos 15 minutos, removendo as vestimentas e calçados contaminados. Lavar as vestimentas antes de usá-las novamente. Limpar totalmente os calçados antes de usá-los de novo. Buscar assistência médica imediatamente.

Inalação: Deslocar a pessoa exposta para uma área com ar puro. Caso não esteja respirando; se a respiração estiver anormal ou no caso de uma parada respiratória, proporcionar respiração artificial ou oxigênio pelo pessoal treinado. Soltar vestimentas apertadas como um colarinho, gravata, cinto ou cinta. Buscar assistência médica imediatamente.

Ingestão: Lavar a boca com água. Não induzir vômito salvo se orientado pelo pessoal médico. Nunca administrar nada via oral para uma pessoa inconsciente. Buscar assistência médica imediatamente.

Observações para médicos: Não se deve tomar nenhum medida que implique em risco pessoal ou sem treinamento adequado. Pode ser perigoso para a pessoa que prestando socorro usar o método de ressuscitação (respiração) boca-a-boca.

 

Seção 5. Medidas de Combate Contra Incêndio

Ponto de Ignição: 62.2 °C

Risco de Incêndio: Isolar de imediato o local removendo todas as pessoas da vizinhança do incidente em caso de incêndio. Não se deve tomar nenhum medida que implique em risco pessoal ou sem treinamento adequado. Remover os contêineres da área de incêndio se isto puder ser realizado sem risco. Usar água pulverizada para manter os contêineres expostos ao fogo frios.

Meio de Extinção de incêndio (Adequado) :Usar substâncias químicas secas, CO2, água pulverizada (névoa) ou espuma.
Meio de Extinção (Não adequado) : Não utilizar jato de água.

Instruções de Combate a Incêndio: Líquido combustível. Em um incêndio ou se aquecido, ocorrerá um aumento de pressão e o contêiner pode entrar em combustão, com o risco de uma subseqüente explosão.
Produtos de Combustão perigosos: Nenhum dado específico.

 

Seção 6. Medidas de Controle de Vazamento

Precauções Pessoais: Não se deve tomar nenhum medida que implique em risco pessoal ou sem treinamento adequado. Evacuar as áreas adjacentes. Impedir entrada de pessoal não necessário e não protegido. Não toque ou caminhe sobre o material derramado. Desligue todas as possíveis fontes de ignição. Nenhuma labareda, fumaça ou chamas na área de risco. Evitar respirar vapor ou névoa. Fornecer ventilação adequada. Usar respirador apropriado quando a ventilação for inadequada. Vestir equipamento de proteção pessoal apropriado (vide Seção 8).

Precauções Ambientais: Evitar a dispersão do material derramado e escoado e evitar o contato com o solo, cursos de água, drenos e esgotos. Notificar as autoridades relevantes se o produto causar poluição ambiental (esgotos, cursos de água, solo ou ar).

Grandes vazamentos: Interromper o vazamento se não implicar em risco. Remover os contêineres da área de vazamento. Direcione o vazamento no sentido contra o vento. Previna a entrada em esgotos, cursos de água, subsolos ou áreas confinadas. Lavar os vazamento em uma planta de tratamento de efluentes ou proceder conforme indicado.

Conter ou coletar o vazamento com material não-combustível, absorvente, por ex. areia, terra, vermiculita ou diatomita e colocar em recipiente apropriado para descarte em conformidade com as regulamentações locais (vide Seção 13). Usar ferramentas a prova de faíscas e equipamentos a prova de explosão. Realizar o descarte através de um empreiteiro de descarte de resíduos licenciado.

O material absorvente contaminado pode impor o mesmo risco que o produto derramado. Observação: vide Seção 1 para informação de contato de emergência e seção 13 para descarte de resíduos.

Pequenos Vazamentos: Interromper o vazamento se não implicar em risco. Remover os contêineres da área de vazamento. Diluir em água ou esfregar se for solúvel em água ou absorver com um material seco inerte e colocar em um contêiner de descarte de resíduo apropriado.

Usar ferramentas a prova de faíscas e equipamentos a prova de explosão. Realizar o descarte através de um empreiteiro de descarte de resíduos licenciado.

 

Seção 7. Manuseio e armazenamento

Manuseio : Vestir equipamento de proteção pessoal apropriado (vide Seção 8). É proibido comer, beber e fumar nas áreas onde este material á manuseado, armazenado e processado. Os operários devem lavar as mãos e rosto antes de comer, beber e fumar. Não ingerir. Evitar contato com os olhos, pele e vestimentas. Evitar respirar vapor ou névoa. Apenas usar com ventilação adequada.

Usar respirador apropriado quando a ventilação for inadequada. Não entrar em áreas de armazenamento e espaços confinados salvo se adequadamente ventilado. Manter no contêiner original ou em uma alternativa apropriada elaborada a partir de um material compatível, manter fechado firmemente quando não estiver em uso. Armazenar e usar longe do calor, faíscas, chama aberta ou qualquer outra fonte de ignição.

Usar equipamento elétrico à prova de explosão (ventilação, iluminação e manuseio do material). Usar ferramentas que não formam faíscas. Tomar medidas preventivas contra descargas eletrostáticas. Para evitar incêndio ou explosão, dissipar eletricidade estática durante a transferência aterrando e ligando à terra contêineres e equipamentos antes de transferir o material.

O esvaziamento de contêineres que retêm resíduos do produto pode ser perigoso. Não reutilizar o contêiner.

Armazenamento: Armazenar em conformidade com as regulamentações locais. Armazenar em uma área separada e aprovada. Armazenar no contêiner original protegido contra luz do sol e em uma área seca, refrigerada e bem ventilada, longe de materiais incompatíveis (vide seção 10) e alimentos e bebidas. Eliminar todas as fontes de ignição.

Separar de materiais oxidados. Manter o contêiner fechado firmemente e lacrado antes do uso. Os contêineres que foram abertos devem ser cuidadosamente lacrados de novo e mantidos na posição vertical a fim de prevenir vazamento. Não armazenar em contêineres não etiquetados. Usar a contenção apropriada a fim de evitar contaminação ambiental.

 

Seção 8. Controles de Exposição/ Proteção pessoal

Métodos e Referências de Monitoramento: Se este produto contém substâncias ativas com limites de exposição, pode ser necessário o monitoramento pessoal, e atmosférico ou biológico do local de trabalho a fim de determinar a eficiência da ventilação ou de outras medidas de controle e/ou a necessidade de usar um equipamento de proteção respiratório.

Medidas de Engenharia: Apenas usar ventilação adequada. Usar isolamentos de processo, exaustão local ou outros controles de engenharia para manter a exposição do operário aos contaminantes transportados no ar abaixo de quaisquer limites recomendados ou estatuários.
Os controles de engenharia também devem manter as concentrações de gás, vapor ou pó abaixo de quaisquer limites explosivos inferiores. Usar equipamento de ventilação à prova de explosão.

Medidas de Higiene: Lavar bem mãos, antebraços e rosto após o manuseio de produtos químicos, antes de comer, fumar e usar o banheiro e no final de cada turno de trabalho. Devem ser usadas técnicas apropriadas de para remover vestimentas potencialmente contaminadas.
Lavar as vestimentas contaminadas antes de usar novamente. Certificar-se que as estações para lavar os olhos e os chuveiros de segurança estejam restritos ao local da estação de trabalho.

Equipamentos de Proteção

Respiratório: Usar um respirador apropriadamente ajustado, purificador de ar ou alimentado por ar com um padrão aprovado se uma avaliação de risco indicar que isto é necessário. A escolha do respirador deve ser fundamenta nos níveis de exposição conhecidos ou supostos, riscos do produto e limites de segurança de trabalho do respirador escolhido.

Olhos: Óculos de segurança que atendam um padrão aprovado devem ser usados quando uma avaliação de risco indicar que isto é necessário para evitar exposição à respingos de líquidos, névoas ou pós.

Pele: O equipamento de proteção pessoal para o corpo deve ser escolhido com base na tarefa que está sendo realizada e nos riscos envolvidos e deve ser aprovado por um especialista antes do manuseio deste produto.

Mãos: Luvas impermeáveis resistentes a substâncias químicas que atendem um padrão aprovado devem ser usadas em todas as ocasiões ao manusear produtos químicos se uma avaliação risco indicar que isto é necessário.
Controles de Exposição Ambiental: Emissões a partir da ventilação ou equipamentos de processo de trabalho devem ser verificadas a fim de garantir que eles atendem os requisitos da legislação de proteção ambiental.

Em alguns casos, podem ser necessários depuradores de fumaça, filtros ou outras modificações de engenharia aos equipamentos do processo a fim de reduzir as emissões para os níveis aceitáveis.

 

Seção 9. Propriedades físicas e químicas

Estado da Matéria Líquido
Cor Incolor
Densidade 0.949 g/cm3 7.91 lb/gal 949 g/l
Ponto de Ignição 62.2 °C
Ponto de Ebulição 208 °C 406.40 °F
Ponto de Congelamento Não determinado
Volátil 100 %(m) Peso % 100 %(V) Volume %
VOC [COV]% 100 %(m) Peso % 100 %(V) Volume %
VOC de Revestimento 7.91 lb/gal 949 g/l

 

Seção 10. Estabilidade e reatividade

Estabilidade: O produto é estável.

Condições que devem ser evitadas: Evitar todas as fontes possíveis de ignição (faísca ou chama). Não pressurizar, cortar, fundir, soldar, perfurar, triturar ou expor os contêineres ao calor ou fontes de ignição.

Materiais que devem ser evitados: Reagentes ou incompatíveis com os seguintes materiais: materiais oxidantes
Produtos de Decomposição: Sob condições normais de armazenamento e uso, não devem ser produzidos produtos de decomposição perigosos.

 

Seção 11. Informações Toxicológicas

Denominação Química Teste
Espécie
Dose
Exposição

 

Seção 12. Informações Ecológicas

Efeitos Ambientais: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.
Destino e Meio: Nenhum efeito significativo ou risco crítico conhecido.

 

Seção 13. Considerações para Descarte

Considerações para Descarte: A geração de lixo/ resíduos deve ser evitada ou minimizada sempre que possível. O esvaziamento dos contêineres ou forros pode conter alguns resíduos do produto. Este material e seu contêiner devem ser descartados de forma segura.

O descarte de produtos em excesso ou não–recicláveis deve ser realizado através de um empreiteiro de descarte de resíduos licenciados. O descarte deste produto, soluções e sub-produtos deve em todas as circunstâncias atender os requisitos de proteção ambiental e a legislação de descarte de lixo/ resíduos e quaisquer requisitos da autoridade local.

Evitar a dispersão de material derramado e escoado e contato com o solo, cursos de água, drenos e esgotos.

 

Seção 14. Informações de Transporte

Informações regulatórias
Classificação DOT
IMDG - Não Restrito.
IATA - Não Restrito.
ADR - Não Restrito.
ADNR - Não Restrito.

Nome apropriado da Transportadora
Líquido Combustível, n.o.s. (Propanol, 1(or 2)-(2-metoximetiletoxi)-, acetato), DOT Exceção 49 CFR 173.150(f)(2): Um material classificado como um líquido combustível em uma embalagem não-granel (<119 galões; < 450 L) pode ser transportada como material sem risco salvo se o líquido combustível for uma substância de risco, um resíduo de risco, ou um poluente marinho.

Número de UN
NA1993

Classificação de Risco
Líquido Combustível.

Grupo de Embalagem
III

Informações Adicionais
-

 

Seção 15. Informações regulatórias

Regulamentações Internas
Inventário das Filipinas (PICCS): Todos os componentes são listados ou isentos.
Inventário de Substâncias Químicas da Nova Zelândia (NZIoC): Todos os componentes são listados ou isentos.

Inventário da Coréia (KECI): Todos os componentes são listados ou isentos.
Inventário do Japão (ISHL): Não determinado.
Inventário do Japão (ENCS): Não determinado.

Inventário da China (IECSC): Todos os componentes são listados ou isentos.
Inventário da Austrália (AICS): Todos os componentes são listados ou isentos.
Canadá. Lei de Proteção Ambiental Canadense, 1999 Parte 5 Sec. 66 (1): Todos os componentes são listados ou isentos.

Lei de Controle de Substâncias Tóxicas dos EUA conforme emendada 15 U.S.C. 2606 Sec. 8 (b): Todos os componentes são listados ou isentos.
Regulamentação dos Estados Unidos

Planejamento e notificação de emergência - SARA 302/304
Não foi encontrado nenhum produto.
Substâncias de Risco Extremo - SARA 302/304/311/312
Não foi encontrado nenhum produto.

Distribuição de MSDS – Inventário de Substâncias Químicas – Identificação de Risco - SARA 311/312
Não foi encontrado nenhum produto.
Substâncias Químicas - SARA 302/304/311/312
Não foi encontrado nenhum produto.

Requisitos de Relato – Formulário - R SARA 313
Notificação do Fornecedor -SARA 313 -
Prop. 65 da Califórnia
Nenhum componente presente que seja reconhecido pelo Estado da Califórnia como causador de câncer ou dano de reprodução.

HAP (se presente acima 0.1% por peso)
CASRN
Peso %
Densidade (lb/gal)

 

Seção 16. Outras Informações

Renúncia de Responsabilidade: As informações fornecidas no presente são apresentadas de boa fé e atendem o padrão de Comunicação de Risco OSHA, 29 CFR 1910.1200 (g). Nada do contido no presente constitui uma especificação nem assegura garantia do referido produto.

Veja Também


A AKAD oferece seu sistema de financiamento próprio. Você pode financiar seu equipamento em até 36 meses.*

A AKAD aceita Financiamento/Leasing de bancos ou instituições do mercado. Além disso, trabalha também com os seguintes cartões de credito: MasterCard e Visa.

* A aprovação do financiamento está sujeita a análise de crédito


Por favor entre em contato através do e-mail info@akad.com.br.