Quais as diferenças entre o laser de CO2 e o laser de fibra?

Na indústria de gravação e corte a laser, é comum a presença de máquinas que operam com as tecnologias de laser de CO2 e com o laser de fibra. Esses dois tipos de laser, porém, possuem propriedades e aplicações diferentes. Nesse artigo você entende quais as características de cada tecnologia, assim como a melhor situação para utilizá-las.

Geração do laser
Nas máquinas que operam com o CO2, o laser é gerado por uma mistura de gases, emitindo calor. O raio laser de CO2 é gerado e levado para a cabeça de corte, onde é direcionado via espelhos ajustáveis. O raio então atravessa uma lente de foco, que ajusta a intensidade e o tamanho do feixe, até chegar na cabeça do laser. Esse laser possui um comprimento de onda de 10,6 mícrons e possui uma eficiência de 8% na geração.
Já as máquinas que operam com o laser de fibra, funcionam de forma diferente. Nelas, ocorre a geração do laser por diodo em estado sólido. Ao sair do sistema de geração, o laser não passa por nenhuma lente e chega por um cabo de fibra ótica até a cabeça. A geração desse laser tem uma eficiência de 30% e um comprimento de onda de 1,06 mícron, dez vezes mais curta se comparada ao comprimento do laser de CO2. Tais diferenças na geração do laser têm influência direta em outro tema: o custo de manutenção.

Custo de manutenção
Justamente pelo sistema de geração do laser, as máquinas que operam com o laser de CO2 e o de fibra possuem custos de manutenção muito diferentes.
Com a geração do laser por diodo em estado sólido, as máquinas que utilizam fibra não necessitam de nenhum gás ou líquido para operarem. Essa é uma grande vantagem desse tipo de equipamento, pois com o uso de gás na geração do laser, ocorre um desgaste que faz necessária a manutenção, sendo exatamente isso que ocorre na geração do laser de CO2, como dito anteriormente. Assim, com uma máquina de gravação a laser de fibra, você não gasta com suprimentos e manutenção, o que não acontece com as de CO2.
Outra vantagem do laser de fibra em relação ao custo de manutenção é devido ao modo como o feixe é transportado. O cabo de fibra ótica é livre de manutenção, enquanto o item responsável pelo transporte do feixe no laser de CO2, o sistema de espelhos, precisa ser trocado de forma recorrente, pois se deterioram com o uso.
Outro custo que possui um diferencial entre os dois tipos de laser é o consumo de energia. Pela já citada menor eficiência na geração do laser e o calor emitido que faz necessário a refrigeração, as máquinas que utilizam o sistema de CO2 gastam mais energia. Por outro lado, devido à alta eficiência e não necessitar de refrigeração, o sistema de laser de fibra consome menos.

Aplicações de cada tipo de laser
Os dois tipos de laser são utilizados de acordo com suas características. As máquinas equipadas com laser de CO2 são amplamente utilizadas no corte e gravação de materiais não-metálicos, como acrílico, couro, madeira, papel, etc. Já o laser de fibra, por possuir uma intensidade imensamente maior que o laser de CO2, é o mais utilizado para o processamento de metais, principalmente refletores, como o alumínio e o cobre.
Uma máquina de corte e gravação a laser de CO2 até consegue trabalhar com metais, mas com pouca eficiência. Em chapas de até 5mm de espessura, o desempenho de uma máquina de laser de fibra é mais eficaz do que uma de CO2, acima disso, possuem desempenho semelhante.
Na Akad, você encontra as máquinas mais modernas do mercado, tanto de laser CO2, como a NovaCut Deluxe 2513, quanto de fibra, como a NovaCut Fast Fiber, todas com uma ótima relação custo/benefício. 




Valeria
Atendimento Automatizado
Deseja receber uma proposta personalizada?