Guia: Saiba como produzir utilizando MDF

Se você está em busca de um material versátil e resistente para trabalhar, o MDF pode ser a escolha ideal. Esse material é muito utilizado na fabricação de móveis, quadros, painéis e outros elementos decorativos.
Se você ainda não conhece muito bem o MDF, não se preocupe! Neste guia completo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre esse material. Desde suas características e vantagens até dicas de como utilizá-lo em seus projetos. Vamos lá!

O que é o MDF?


A sigla MDF vem do inglês "Medium Density Fiberboard", ou seja, "placa de fibra de média densidade" (em tradução livre). O MDF é um tipo de painel composto por fibras de madeira e resinas sintéticas prensadas em alta temperatura e pressão, formando uma placa uniforme e homogênea.
O MDF foi desenvolvido na década de 1960 nos Estados Unidos, como uma alternativa mais barata e sustentável ao uso de madeiras nobres na fabricação de móveis. O processo de fabricação do MDF foi aprimorado ao longo das décadas seguintes, tornando-se cada vez mais eficiente e produtivo.
Suas principais características são a resistência, facilidade de cortar e moldar, boa estabilidade dimensional e a possibilidade de ser pintado ou revestido com diversos materiais.

O que é preciso para trabalhar com MDF?


Para trabalhar com MDF, alguns equipamentos são necessários. Máquinas como Routers CNC?s, máquinas de corte e gravação a laser e impressoras de grande formato são alguns dos exemplos, entre vários outros equipamentos. Esses e outros equipamentos você encontra aqui na AKAD, com ótima relação de custo x benefício!
Também é imprescindível o conhecimento sobre o material, bem como algumas técnicas de manipulação do mesmo. Confere só algumas noções importantes para realizar projetos bem sucedidos com MDF:
  • Conhecimento das propriedades e características do MDF: É importante entender como o MDF é produzido, suas propriedades e sua resistência à umidade e outros fatores que possam afetar sua durabilidade;

  • Leitura e interpretação de projetos: É necessário saber ler e interpretar desenhos e projetos em escala, para criar peças precisas e com medidas corretas;

  • Habilidade com ferramentas manuais e elétricas: É fundamental saber utilizar as ferramentas de corte, perfuração e acabamento, como serras, tupias, lixadeiras, furadeiras e outras;

  • Conhecimento sobre técnicas de montagem: É necessário saber como montar as peças de MDF de forma segura e eficiente, utilizando técnicas como encaixes, colagens, parafusos e outros;

  • Conhecimento sobre acabamentos: É importante saber como aplicar acabamentos em MDF, como pinturas, para dar proteção e acabamento estético às peças;

  • Criatividade e habilidades de design: Para trabalhar com MDF de forma profissional, é importante ter habilidades de design e criatividade para criar peças únicas e personalizadas para cada cliente.


5 produtos que você pode vender trabalhando com MDF


Com os equipamentos certos e criatividade em um ambiente adequado, vários produtos podem ser fabricados usando esse material. Confira 5 dicas para começar a ganhar dinheiro trabalhando com MDF:

1 - Peças decorativas
Utilizando o MDF, você pode produzir quadros, placas, e outras peças decorativas utilizando equipamentos como uma Router CNC, máquinas de corte e gravação a laser e impressoras de grande formato. A escolha depende do tamanho da peça e da personalização que será realizada nela.

2 - Gavetas e Prateleiras
O MDF é perfeito para a confecção de gavetas e prateleiras. Esse tipo de item é utilizado em massa e também pode ser fabricado e personalizado com os equipamentos citados, tendo um bom potencial de venda.

3 - Brinquedos Educativos
Outra área que pode ser explorada, os brinquedos educativos podem ser de diversas formas e tamanhos e cores. São comuns nesse tipo de item letras e desenhos, que são fundamentais para o aprendizado das crianças, e assim, muito utilizados por escolas, creches, entre outros.

4 - Cabides e cabideiros
Itens essenciais de todo guarda roupa, os cabides e cabideiros de MDF são uma ótima opção de produção.

5 - Biombos, divisórias e painéis
O MDF também é bastante utilizado para móveis decorativos, como biombos, divisórias e painéis. Usando a criatividade, são muitas possibilidades que podem ser exploradas nessa área, com a criação de peças modernas e elegantes de mobília.

Está pensando em começar a produzir com MDF?


Esperamos que esse guia tenha esclarecido suas dúvidas sobre como produzir em MDF. Na AKAD, você encontra vários equipamentos que podem te ajudar a produzir e personalizar esse tipo de material.
Equipamentos como Routers CNC, máquinas de corte e gravação a laser e impressoras de grande formato com ótimo custo x benefício que serão essenciais para o sucesso do seu negócio.
Contate um de nossos consultores aqui no site e receba uma proposta personalizada!
Kelly
Atendimento Automatizado
Deseja receber uma proposta personalizada?